A história de Maracanaú

Maracanaú

Município de Maracanaú
HMMC
"Terra das Indústrias"
"Maraca"
"Maracanã"


Aniversário 6 de março
Fundação 6 de março de 1983
Gentílico maracanauense
Lema maracanaú terra jovem de felicidade e amizade
Prefeito(a) Roberto Pessoa (PR)
(20092012)
Localização


Unidade federativa  Ceará
Mesorregião Metropolitana de Fortaleza IBGE/2008[1]
Microrregião Fortaleza IBGE/2008[1]
Região metropolitana Fortaleza
Municípios limítrofes Fortaleza, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Caucaia
Distância até a capital 20 km
Características geográficas
Área 105,696 km²
População 201.693 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade 1.890,4 hab./km²
Altitude m
Clima Tropical
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,736 (CE: 2º) – médio PNUD/2000[3]
PIB R$ 2.196.620 mil IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 11.330,00 IBGE/2005[4]
Maracanaú é um município brasileiro do estado do Ceará da região metropolitana de Fortaleza. É o maior centro industrial do estado. É também a terra adotiva do escritor Rodolfo Teófilo e conhecida como a maior cidade dormitório do Ceará.
Possui o segundo PIB per capita do Ceará, estando atrás apenas do município de Eusébio.

Etimologia

O topônimo Maracanaú vem do tupi-guarani e significa lagoa onde os maracanãs bebem. Sua denominação original era Vila do Santo Antonio do Pitagaury e, depois 1890, Maracanaú.[5]

História

Casa Rodolfo Teófilo.
O então território habitados pelos indios Pitaguary,[6] Jaçanaú, Mucunã e Cágado. Destes aldeiamentos surge o povoamento da lagoa de Maracanaú e depois das lagoas de Jaçanaú e Pajuçara.
No ano de 1649, estes índios recebem a vista dos holandeses que catografaram as roças de mandioca e milho, bem como os caminhos criados por estes, durante a expedição em busca das minas de prata na Serra de Maranguape e Taquara.[7][8] As ditas roças de mandioca e milho foram expandidas durante o tempo que Mathias Beck administrou o Ceará da base militar e administrativa, o Forte Schoonenborch.[9]
Maracanaú figura-se como parte de Maranguape até que este em 1875, ver-se diante de uma grande trasformação com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité e a estação de trem.[10] No século XX, cresce o povoamento em torno de quatro instiruições: o trem metropolitano - ramal Maranguape/Fortaleza, o Sanatório de Maracanaú (hoje Hospital Municipal), a Colônia Antônio Justa e o Instituto Carneiro de Mendonça – Centro de Reabilitação de Menores.
Nos anos 1970 do século XX Maracanaú, sofre uma grande transformação quando é escolhido para sediar o Distrito Industrial de Fortaleza.
Em 1983, Maracanaú emancipa-se definitivamente de Maranguape, através da ação política do Movimento Pela Emancipação de Maracanaú (MIDEMA), um agrupamentos de políticos com interesses diretamente ligados à Maracanaú.
Oa vereadores Câmara Municipal de Maranguape, deram um forte apoio à luta pela emancipação do município.
Após a conquista da condição de município, o primeiro prefeito eleito foi o sr. Almir Freitas Dutra, pois ele foi assassinado.Observação: A primeira eleição municipal foi em 16 de dezembro de 1984, elegendo Almir Dutra.
O Prefeito Almir Dutra foi assassinado em 27 de fevereiro de 1987. A prefeitura passou a ser administrada pelo vice-prefeito José Raimundo.

Geografia

Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 1.399,9 mm[11] com chuvas concentradas de janeiro à abril.[12]

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: Rio Maranguape; riachos:, Santo Antonio, Timbó, Taboqueira e Urucutuba; Lagoas: Marancanaú, Jaçunã, Jupaba e do Mingau.[13]

Relevo e solo

As principais elevações são: Serra: da Aratanha e Monguba: serrotes: do Padre e Pau Serrado.

Vegetação

Vestígios de Mata Atlântica, caatinga e de carnauberais, desta Maracanaú possui uma reserva ambiental, a Fazenda Raposa, uma fazenda com cerca de 11 hectares, na qual encontram-se dezesete das vinte e quatro éspcies de de carnaúbas existentes no mundo.
Bairro Conjunto Industrial.

Subdivisão

O município tem dois distritos: Marancanaú (sede) e Pajuçara.

Economia

A economia de Maracanaú está centralizado fundamentalmente no setor industrial, devido ao Distrito Industrial de Fortaleza, o qual possui industrias de: preparação de britamento e outros trabalhos em pedras (não associados à extração); produtos de laticínio (exceto leite); artefatos têxteis de tecidos (exceto vestuário); artigos para cama e mesa e colchoaria; biscoitos e bolachas; calçados de couro, plástico, tecidos, fibras, madeira ou borracha; fungicidas; herbicidas; defensivos agrícolas; massas alimentícias; material elétrico para veículos (exceto baterias) e medicamentos.
A agricultura é também uma fonte de renda do município com paltações de algodão herbáceo sequeiro; plantas aromáticas e medicinais.
A arrecadação de Marancanaú é a segunda maior do estado.
Maracanaú tem a segunda maior arrecardação de de ICMS do Ceará ficando atrás apenas da Cidade de Fortaleza.

Cultura

Os pricipais eventos culturais são:

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "